Gerenciamento de crises: como empresas e líderes podem atuar

Em meio a essa transição para um novo mundo que estamos vivenciando, esbarramos com empresas tomando a frente, se posicionando e auxiliando outros sobre assuntos relacionados a gestão de crise, mais especificamente a situação atual da Covid-19. Esse é o cenário onde a liderança deve aplicar seus principais conhecimentos de gestão, diminuindo os impactos negativos.

Trouxemos hoje algumas de nossas dicas para realizar uma gestão de crise eficiente que funcionaram conosco e pode ser uma solução para o seu negócio:

O que fazer para engajar o seu time na gestão de crise?

Não é fácil gerir um time em meio a incertezas que cercam uma crise, porém, deve-se pensar que é uma oportunidade de aprendizado. O investimento em treinamento é sempre uma opção saudável, pois uma vez que sua equipe sente que está sendo desenvolvida – mesmo que a situação pareça ser difícil – o colaborador fica mais engajado a ajudar a empresa a sair da situação, ao invés de desmotivado.

Quanto mais pessoas pensando juntas em soluções, melhores são as saídas que são criadas. Coloque o seu RH estratégico para tomar as rédias e elaborar ações de endomarketing que envolvam os colaboradores como produtores de conteúdo.

Qual deve ser o meu discurso?

Quando pensamos em gestão de crise, pensamos em posicionamento. E é extremamente necessária a participação ativa da liderança, muitas vezes sendo os porta-vozes da empresa.

Acreditamos na transparência das relações, e por isso, aconselhamos ser o mais sincero possível com seus públicos de interesse. Use também a tecnologia ao seu favor, monitorando as mídias sociais e notícias, fazendo uma análise do que está sendo falado sobre a sua empresa; isso fará você evoluir sua estratégia e aprender com os possíveis erros de percepção de marca.

Como se tornar relevante?

Em primeiro lugar deve-se pensar: mais alguém está passando por essa situação além da minha empresa? Existem parceiros que eu posso buscar que estejam compartilhando da mesma dor e possam somar para evoluirmos juntos?

Em segundo momento é necessário se colocar no lugar do outro e refletir sobre como a sua empresa pode ser relevante e ajudar outros empresários ou pessoas físicas. Uma ideia que nunca falha é compartilhar informações. Se você está em uma posição de receber conteúdo privilegiado pela expertise da sua equipe, você pode criar uma Lista Oficial de Transmissão com o intuito de informar gratuitamente os seus públicos de interesse e assim, fazer parte da solução em grande escala.

Caso você queira se aprofundar ainda mais nos conhecimentos, preparamos um guia de gestão de crises para a liderança, focado em orientar a tomada de decisões e trazer insights para o seu negócio:

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