Gestao De Crises
02/05/2020

Gestão de crise eficiente para melhora de cenários

Em meio a essa transição para um novo mundo que estamos vivenciando, esbarramos com empresas tomando a frente e se posicionando e auxiliando outros sobre assuntos relacionados a crise da Covid-19.

O Grupo Insigne não ficou para trás e resolveu aplicar seus conhecimentos de gestão dentro de casa, diminuindo os impactos negativos desse período. Trouxemos hoje algumas de nossas dicas para realizar uma gestão de crise eficiente que funcionou conosco e pode ser uma solução para o seu negócio:

CRIE UM TIME DE GESTÃO DE CRISE EFICIENTE

Uma crise como a Covid-19 pode impactar diversas áreas da empresa. Uma supervisão sênior e a junção interna entre equipes multifuncionais é essencial para se alcançar bons resultados. Ofereça treinamentos e capacitações às pessoas envolvidas na execução do plano para garantir que elas estejam prontas a qualquer momento.

ESTABELEÇA UM PLANO BASEADO EM DADOS

Dados confiáveis sustentam o planejamento para enfrentar a crise. É essencial a exploração de diferentes cenários e como eles podem afetar os negócios no curto, médio e longo prazo.

INTEGRE OS TIMES DAS LINHAS DE FRENTE

Obter a coordenação necessária entre as equipes de comunicação, jurídica e operacional é essencial em momentos de crise, pois elas estão no centro das tomadas de decisão. Crie um comitê central formado por representantes dessas equipes, com poderes para tomar decisões táticas e encaminhar questões importantes para o nível da alta administração.

APOSTE NA TRANSPARÊNCIA

A Insigne acredita na transparência em suas relações, por isso aconselha ser o mais sincero possível com seus públicos de interesse. Use também a tecnologia ao seu favor, monitorando as mídias sociais e notícias e fazendo uma análise do que está sendo falado sobre a empresa. Isso nos faz evoluir e aprender com os possíveis erros.

PROXIMIDADE NO ATENDIMENTO

Um gerenciamento de crise eficiente exige pronta e ampla resposta aos seus públicos de interesse, principalmente clientes. Resolver problemas é ótimo, mas antecipá-los salva a empresa de manchar publicamente sua imagem. Utilize os canais de comunicação ao seu favor para responder com agilidade.

BUSQUE UMA CONSTANTE EVOLUÇÃO

Sua empresa enfrentou um problema e precisou aplicar o gerenciamento de crise ágil e eficiente para conter os danos à imagem. Passado o auge da preocupação, a tendência é que se pense “pronto, passou”. Mas, na verdade, o pós-crise é muito importante: é preciso entender o que aconteceu para tentar que não se repita.

CUIDE DAS SUAS PESSOAS

Em momentos de crise, ofereça um apoio extra aos seus colaboradores e faça o possível para demonstrar que toda a empresa deve trabalhar junta para superar esse desafio e ser uma equipe motivada e alinhada com um objetivo.

Quer entender melhor como você pode aplicar estratégias de gestão de crise na sua empresa? Verifique o nosso guia de Gestão de Crises para a liderança:

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