Porque sua empresa precisa de uma gestão consultiva para inovação

Primeiramente dados. Toda gestão consultiva eficaz é baseada em dados, pesquisa e propósito, principalmente se tiver como foco a inovação – que carrega consigo riscos e incertezas.

Ao analisar dados do PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos, – observamos que 20% do PIB mundial é investido no desenvolvimento e execução de projetos, nos fazendo entender que grande parte da fortuna mundial é gasta em prol da construção de algo novo, por meio da gestão de projetos.

É exatamente isso que você está entendendo: a inovação já está rodando o mundo e fazendo grandes empresas estudarem o comportamento do consumidor e do mercado, pois começaram a perceber que sem ela, perde-se a capacidade competitiva. Mas nada é tão fácil e não é qualquer empresa que terá sucesso nessa jornada. Afinal, quando pensamos em um projeto de inovação, vem em mente um risco para a organização e esse raciocínio é proporcional, uma vez que quanto mais inovadora for a ideia, mais incertezas envolvem seus resultados de sucesso.

 

O sucesso da inovação passa pela gestão consultiva

 

O sucesso da inovação também está diretamente relacionado com a capacidade de execução desses projetos de inovação, respeitando prazos, orçamentos e escopos pré-definidos para que tudo ocorra de maneira rápida e ordenada.

Grandes ideias são postas em prática através de processos estruturados, que contribuem com a seleção, planejamento, gestão e redução das incertezas. Com isso, foram criados dois modelos de inovação totalmente baseados em projetos: o modelo ótimo – que utiliza um método único que vai servir para os diferentes tipos de projetos, utilizando ferramentas de processo, estrutura e cronograma únicas – e o modelo adaptativo – onde a estrutura organizacional e os processos devem permitir que o projeto se adapte às incertezas e complexidades da inovação, dependendo mais de tentativa e erro e certa flexibilidade para lidar com situações inesperadas.

Mais importante do que escolher o modelo certo, é escolher o modelo que melhor funciona para sua empresa. Os modelos de gestão como um todo estão passando por uma mudança significativa em sua forma de atuar, onde as pessoas agora são partes ativas e decisivas de todo o processo.

“Quem quer inovar não pode mais se dar o luxo de não realizar um diagnóstico interno e mapear seus processos. Internalizar com perfeição para externalizar com objetivo é o movimento que melhor conversa com o aproveitamento e exploração da ambidestria empresarial”.

Alessandro Gonçalves – CEO do Grupo Insigne

Controladoria empresarial mo uma solução de gestão

 

A controladoria empresarial tem por premissa mapear, diagnosticar e prestar consultoria empresarial baseada em um modelo de gestão consultiva e inovadora, voltada para a humanização. A terceirização desse serviço é uma das soluções mais indicadas para as empresas que buscam inovação, pois ao estruturar seus processos internos de forma personalizada, a empresa fica livre para desprender sua atenção ao seu core business e oportunidades para crescer, utilizando o modelo de gestão consultiva implementado também em seus projetos de inovação.

Para isso, a proximidade é um fator essencial, para ter o entendimento completo de como a empresa funciona e como as equipes atuam para que os resultados sejam inteligentes e assertivos. O objetivo da Controladoria é que as empresas tenham um novo fluxo de gestão e processos, com melhorias adequadas, que garantam a redução de custos e incertezas de aplicações de projetos.

Se você quiser acompanhar notícias de gestão e novidades acerca das leis fiscais e trabalhistas, cadastre-se na nossa lista de transmissão oficial.

Banner Lista De Transmissao

© 2020 Grupo Insigne Desenvolverdor