Ligações De Robôs
11/08/2022

Ligações de robôs caíram pela metade após decisão da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o número de ligações abusivas realizadas por robôs (robocalls) caiu cerca de 55% depois da decisão que obrigou o bloqueio desse tipo de chamadas.

Segundo os dados divulgados, o volume de chamadas curtas caiu 1,21 bilhão para 550 milhões na quinta semana seguinte. Sendo assim, houve uma queda de 54,54%.

Como os números consideram as informações enviadas pelas empresas que prestaram contas para a Anatel, os dados ainda são preliminares. Apesar de preliminares, os números enviados para a Agência indicam uma “queda consistente e constante no volume de chamadas curtas geradas nas redes dessas prestadoras”.

Em nota, a agência diz que estão sendo realizadas fiscalizações em empresas que apresentaram condutas inconsistentes com a medida cautelar, bem como está sendo acompanhada a regularização das que apresentaram dados incompletos ou inconsistentes.

Em junho, foi expedida uma medida cautelar que determinou o bloqueio das chamadas automáticas abusivas, ocasionando a queda.

Anteriormente, foi determinado que chamadas desse tipo deveriam ser identificadas pelo prefixo 0303, decisão que deu o prazo de cumprimento para as empresas até 8 de junho.

Chamadas automáticas abusivas

Também conhecidas como robocalls, essas chamadas dão nome à prática das empresas de realizar mais de 100 mil ligações por dia com o objetivo de sondar ser o número está em uso para, então, oferecer produtos ou serviços.

Elas geralmente são feitas por um software de discagem que inclui uma voz de robô ou uma voz pré-gravada. Dessa forma, as empresas conseguem fazer centenas ou até milhões de ligações instantaneamente todos os dias.

Outra característica comum é sua duração, de 0 a 3 segundos. A chamada não é completada, o telefonema fica mudo ou dá sinal de ocupado.

Fonte:  Contábeis (Livia Bacariogo) e Radioagência Nacional

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