A importância da contabilidade para abrir uma empresa

Se você chegou a este artigo, é necessário entender, primeiramente, como o setor de contabilidade se faz necessário para quem deseja abrir um novo negócio. Isso porque o setor é responsável pelas informações transeuntes entre governos, bancos, investidores, fornecedores e sindicatos. Com isso, torna-se possível elencar as contas a receber e a pagar, patrimônio, demonstrações contábeis, análise e manutenção da situação econômica e financeira, tornar futuras ações mais lucrativas, etc. Entenda, a seguir, como aplicar a contabilidade para abrir uma empresa. Boa leitura!

Antes de tudo, você sabe o que é contabilidade e para que serve?

descubra a contabilidade para abrir uma empresa

Os serviços de contabilidade colocam em ação todo o plano de registro e controle inseridos na economia e na administração empresarial. Logo, itens como patrimônio, dívidas, tributações e outros encargos são devidamente analisados e registrados em busca do ideal controle. Também conhecida como ciência da riqueza, contabilidade para abrir uma empresa torna o processo mais assertivo a longo prazo.

Importância

O setor de contabilidade dentro da empresa pode assumir e otimizar vários papéis e outros setores. Como dito anteriormente, cria-se um relacionamento direto com informações econômicas exigidas por governos, bancos, investidores, sindicatos, fornecedores, funcionários, entre outros. Posteriormente, torna-se possível a geração de demonstrações contábeis como Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, etc.

Para uma empresa, ainda mais em seus primeiros passos no mercado, é primordial a presença do setor. A terceirização de contabilidade para abrir uma empresa ainda é mais vantajosa: você não assume encargos trabalhistas com os profissionais envolvidos.

Contabilidade antes de abrir uma empresa

O CNPJ está atrelado ao CPF, portanto, é de suma importância a definição exata das atividades exercidas e legislações tributárias necessárias ao negócio. Isso evita problemas com a fiscalização do governo. Iniciar os trabalhos na informalidade é um grande risco a ser tomado, por mais que fuja dos impostos, não há crescimento. O CNPJ regularizado permite emissão de nota fiscal, abertura de conta bancária para pessoa jurídica, uso de máquinas de cartão de crédito e solicitação de empréstimos públicos a juros mais baixos.

Ao contar com profissionais especializados em contabilidade para abrir uma empresa, você garante à empresa ajuda no levantamento de gastos importantes como frete, taxas, funcionários, fiscalizações e férias. Com os números registrados, aumenta-se o controle sobre as ações internas da empresa que contribuirão para o seu crescimento. Também é de extrema ajuda na hora da tomada de decisões acerca de investimentos positivos ou não para o negócio. Com a contabilidade antes mesmo da abertura da empresa, nenhum gasto e investimento deixado de lado.

O que pode ser feito durante a contabilidade para abrir uma empresa?

mulher estudando contabilidade para abrir uma empresa

Quer entender melhor sobre o dia a dia da contabilidade para abrir uma empresa? Ao contrário do que muitos pensam, profissionais da área não fazem tarefas monótonas e padronizadas. Cada item registrado, análise realizada e planejamento executado contribuem para o crescimento da empresa. Veja, a seguir, facilidades que seu negócio atribui ao terceirizar o serviço de contabilidade para abrir uma empresa.

Controle financeiro

Independentemente das proporções da empresa, sem controle financeiro não há crescimento. Ter uma organização que facilite tal controle é tarefa primordial da contabilidade para abrir uma empresa. Os principais benefícios são: diminuição de dores de cabeça, operação sustentável, contratação de empréstimos e financiamentos apenas quando necessário, relatórios contábeis em dia, etc.

Tributação

O regime tributário aplicado pelo governo às empresas não pode ser adiado. Por isso, profissionais da contabilidade garantem o planejamento saudável para sua empresa estar a par com as taxas que garantem sua permanência no mercado.

Planejamento de estratégias

Será que sua empresa possui metas alcançáveis? E em casos de emergências não esperadas, o que fazer? A contabilidade para abrir uma empresa também auxilia no planejamento de estratégias para sua empresa lidar com imprevistos ou até mesmo planos de crescimento internos e externos. Aqui, incluem-se: qual nicho gera mais retorno, análise de mercado, metas de vendas, ações para alcançar resultados, estratégias de mudanças internas, etc.

Fluxo de caixa

O contador garante o relatório de fluxo de caixa, extremamente necessário para traduzir informações econômicas e ajudar no controle de despesas ordinárias e extraordinárias. Você almeja uma boa gestão na sua nova empresa? Contabilidade não pode faltar.

Obrigações acessórias

As obrigações acessórias são um compromisso assumido com a Receita Federal. Quem não cumpre está sujeito a sanções e multas. O contador cuida do registro e tradução de todas as informações necessárias para a entrega de tais obrigações, bem como dos prazos corretos para evitar punições que podem prejudicar seriamente a saúde mercadológica da empresa.

Em resumo, estas são as principais atividades da contabilidade na abertura de uma empresa

Compilação e envio de impostos, relatórios financeiros e documentação necessária;

-Alertas sobre redução de impostos e criação de previsões financeiras, melhorando a tomada de decisões;

-Abertura de CNPJ, consultas comerciais, definição de regime tributário e outras lacunas essenciais na estrutura empresarial;

-Alinhamento das ações contábeis aos requisitos governamentais;

-Assistência na abertura de conta bancária para empresas e divisão de despesas pessoais e empresariais;

-Tradução e auxílio de demonstrações financeiras;

-Criação de orçamento comercial necessário para os objetivos do negócio;

-Aconselhamento nos planos de crescimento e entendimento de fluxo de caixa, estoque, preços, financiamento de negócios e outros pontos de um gerenciamento positivo.

Fuja dos erros comuns de quem está começando

O maior erro de quem pretende lançar no mercado sua empresa é ignorar itens importantes como tributação e outras obrigatoriedades atreladas à abertura de empresa. Você não precisa acumular stress e dor de cabeça quando é possível terceirizar a contabilidade para abrir uma empresa. Nós podemos te ajudar! Oferecemos consultoria contábil com todos os serviços de contabilidade citados acima.

Visite o nosso blog e confira outros artigos que vão solucionar suas dúvidas. Além disso, aqui mesmo no site você encontra mais informações sobre terceirização de contabilidade para abrir uma empresa e outros serviços essenciais. Veja o que separamos para você nas páginas: BPO Financeiro, BPO Contábil, BPO Fiscal e Tributário, Terceirização de Departamento Pessoal e RH estratégico.

Quer dicas de como profissionalizar a legalização da sua empresa após a abertura?

Confira nosso guia:

Banners Blog Abrir Uma Empresa

 

© 2020 Grupo Insigne Desenvolverdor