20/06/2023

Consulta ao 2° lote do Imposto de Renda já tem data para liberação

O CONTRIBUINTE QUE DECLAROU PODERÁ SABER SE FOI CONTEMPLADO NESTA SEXTA-FEIRA (23).

A Receita Federal deve liberar a consulta ao 2° lote do ressarcimento do Imposto de Renda 2023 uma semana antes do pagamento, que está previsto para o dia 30.

As demais informações sobre o lote, quantia que será devolvida e quantas pessoas vão receber o dinheiro serão divulgadas nos próximos dias pela organização.

Regras de prioridade referente ao recebimento da restituição continuam em atividade neste lote, mas o número de contribuintes recompensados deve aumentar. Saiba quais são os grupos prioritários: 

Idosos;

Pessoas com doenças graves;

Pessoas com deficiências;

Professores;

Contribuintes que utilizaram a declaração pré- preenchida e/ou optaram por receber por PIX. 

Para os demais contribuintes, o critério de desempate de cada grupo será a data de entrega do Imposto de Renda. Quem não se encaixa nas circunstâncias estabelecidas pela Receita Federal, possivelmente não receberá os valores nas primeiras levas, apesar de não ser uma regra. Então, se o contribuinte entregou a declaração logo no início, vale a consulta para saber quando será contemplado.

José Carlos da Fonseca, auditor-fiscal responsável pelo Imposto de Renda alertou aos contribuintes que fazem parte dos grupos prioritários; quem têm impostos a receber e enviou a declaração até 10 de maio, ainda podem ser contemplados no 1° lote da restituição. 

Como realizar a consulta?

O contribuinte deve acessar o site da Receita ou o aplicativo para celulares e tablets, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, apertar em “Consultar a Restituição”.

Caso exista alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá corrigir as informações. Se o crédito não for depositado na data determinada, a quantia ficará disponível para liberação em até um ano no Banco do Brasil. 

O resgate do valor deve ser feito pelo Portal e-CAC, também disponível no site da Receita, pelo acesso através da aba Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. 

Como resgatar o valor?

O pagamento da reparação é realizado diretamente na conta bancária preenchida pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por PIX com a chave CPF. Caso a transação bancária não seja realizada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. 

Diante disso,o contributário pode reagendar os valores a receber pelo Portal BB (Banco do Brasil) ou entrando em contato com a Central de Relacionamento através dos telefones 4004 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (canal de comunicação para deficientes auditivos) 

Caso o valor não seja resgatado dentro do prazo estabelecido de um ano, o contribuinte deve solicitá-lo pelo Portal e-CAC no site da Receita Federal, clicando no menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e pressionar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Confira agora e não perca a data de pagamento dos próximos lotes:

Primeiro lote (31 de maio);

Segundo lote (30 de junho);

Terceiro lote (31 de julho);

Quarto lote (31 de agosto);

Quinto lote (29 de setembro).

Leia e entenda as notícias sobre o mercado financeiro brasileiro aqui no Blog do Grupo Insigne. Faça parte de nossa lista de transmissão e tenha acesso a mais conteúdos interessantes.