Executivos em um escritório na frente do computador em discussão.
24/08/2023

BPO: Essa estratégia é boa para sua empresa?

O BPO é uma estratégia de terceirização de processos e setores cujo objetivo é alcançar os resultados determinados pela contratante.

O mercado está cada vez mais competitivo, isso não é novidade para ninguém. Criar uma equipe qualificada e ainda solucionar as dores dos clientes enquanto se constrói um negócio lucrativo não é uma tarefa fácil. E é por isso que estratégias de gestão como o BPO tem se tornado cada vez mais relevantes e sido adotadas pelas empresas.

BPO é uma sigla que vem do inglês Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócios em português.

Em poucas palavras, é quando uma empresa contrata outra para a realização de determinadas atividades.

Através dela, as empresas podem focar nos clientes enquanto processos secundários, que apesar de também serem importantes, são desenvolvidos por terceiros, aumentando a produtividade.

Um dos exemplos mais comuns atualmente é a contratação de empresas de contabilidade para lidar com todas as questões financeiras da contratante.

Os benefícios de implementar o BPO em sua empresa

Já está claro que a estratégia BPO traz inúmeras vantagens para o negócio, nos aprofundaremos sobre como essa pode ser uma excelente decisão corporativa para o seu negócio.

Redução de custos

Os custos relacionados a contratar e manter funcionários de um determinado setor podem sobrecarregar uma empresa, assim, contar com uma estratégia de BPO, esses custos são evitados.

Aumento da produtividade

Um dos grandes motivadores das empresas é a otimização de processos, fazer mais em menos tempo. O BPO é uma excelente forma de alcançar esse objetivo.

Dessa forma, o cliente (empresa que contrata o serviço), consegue desenvolver e focar seus colaboradores para a área de interesse.

Isso gera uma maior produtividade geral já que eles estão mais focados nas principais atividades.

Serviços especializados

Contar com profissionais especializados e com experiência em suas atividades faz toda a diferença para o resultado desejado.

Sem um BPO, seria necessário contratar esses colaboradores de alto nível a fim de desenvolver uma equipe produtiva e já mencionamos sobre os custos associados a essa etapa.

Isso assegura que os processos estão sendo desenvolvidos de acordo com o SLA e que os critérios legais estão sendo levados em consideração.

Focar em se destacar no mercado

Navegar na competitividade do mercado atualmente não é uma tarefa fácil, especialmente para empresas que estão sobrecarregadas com os seus processos.

Assim, dedicar tempo para identificar estratégias para se diferenciar e crescer acaba ficando de lado.

Dessa forma, não só contar com uma BPO pode ser um ótimo fator para trazer uma visão de fora do mercado, como também para, literalmente, ter tempo para se dedicar ao que realmente importa naquele momento.

O Grupo Insigne caminha com seus parceiros alinhando cuidado e resultado através de soluções empresarias que transformam negócios.

Além de utilizarmos todo o poder da tecnologia para trazer assertividade e potência aos negócios, implementando um olhar inovador. Fale com um de nossos consultores. 

Tenha todos os conteúdos sobre estratégia empresarial aqui no Blog do Grupo Insigne e faça parte da nossa lista de transmissão para não perder nada.