baratear custos fiscais
02/02/2023

Estratégias para baratear custos fiscais e se manter dentro da lei

O início do ano traz, também, novos pontos de atenção para as empresas. O principal deles é a abertura de um novo ano fiscal e, claro, o fechamento do anterior. Neste momento de ciclos e avaliações, com a DIRF próxima de ser entregue e outras obrigações anuais se aproximando, como a RAIS e o IRRF, contemplam-se os impostos, gestão de gastos, previsão de investimentos e outros detalhes importantes na estrutura empresarial.

Desse modo, pontuamos as possibilidades tangíveis no momento atual. Veja os detalhes:

Afinal, como baratear custos fiscais dentro do negócio?

dicas para baratear custos fiscais

Planeje-se para cada cenário possível

Planejamento tributário não pode faltar em uma corporação que deseja baratear custos fiscais. Para 2023, é de extrema importância preparar-se para três cenários recorrentes: o otimista, o mediano e o pessimista. Mas sabemos que é natural que os empresários foquem apenas nos resultados otimistas e se esqueçam dos obstáculos.

Hoje você consegue identificar onde sua empresa se encontra? Aproveite o início de um novo ano fiscal e desenhe  os três cenários acima. Saiba um pouco mais sobre cada uma das possibilidades:

 No cenário otimista, entende-se pelo crescimento saudável comparado aos resultados do último ano. 

Já o cenário mediano traz à tona a necessidade de manter a mesma intensidade de trabalho realizada até aqui. 

Por último, a via pessimista representa a empresa que se choca com resultados inferiores ao ano passado. Ocasionando, dessa forma, uma dificuldade de crescimento.

Identifique o melhor regime tributário

Então é hora de reavaliar o regime tributário. No Brasil, os mais usados são o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para cada um deles, existem margens de lucro diferenciadas que podem, sim, impactar na hora de baratear custos fiscais. A solução é comparar a empresa com cada regime e identificar se existe a demanda por uma transferência.

Organize a rotina fiscal

Não é possível realizar movimentos estratégicos se você não tem o acompanhamento das atividades rotineiras. Como estão as notas fiscais de entradas e saídas, guias de recolhimento, autorizações especiais e toda a papelada tributária da empresa? Organizar essa rotina também contribui imensamente para baratear custos fiscais, uma vez que ampliará o controle do que precisa ser regularizado e arquivado. Ou até mesmo contestado. Por exemplo, quanto mais multas por falta de planejamento e organização fiscal, maior será o custo anual.

Priorize a terceirização de serviços

Esta é uma estratégia eficiente para gestores baratearem custos fiscais das empresas. Terceirizando as tarefas mais operacionais, como obrigações fiscais rotineiras, o tempo pode ser utilizado para focar esforços e desenvolvimento na sua equipe base. Enquanto isso, é importante também ter o suporte estratégico, para orientar sua empresa nas tomadas de decisão. Por isso, o Grupo Insigne cuida de toda a terceirização fiscal e tributária de grandes empresas que querem se livrar dos erros na gestão de notas fiscais e baratear custos fiscais com uma excelente terceirização contábil.

Atuamos provendo o nível operacional e auxiliando os níveis estratégicos, tudo para melhorar a sua gestão. E se você ainda tem dúvidas, coloque na ponta do lápis e identifique as vantagens de terceirizar a contabilidade!

Como aplicar uma boa gestão dos gastos em 2023?

boa gestão de gastos

A estratégia de gestão dos gastos funciona para baratear os custos fiscais da empresa já em 2022. São inúmeras práticas assertivas que atrai negociações com fornecedores, registro de cada movimentação financeira, ideais ecológicos para o dia a dia, etc. São atributos de uma boa administração que gesticulam, no final, o alinhamento tributário.

Case: empresa consegue reduzir 5% dos seus impostos

Recentemente, a Lacta (Mondelez Brasil) transformou o seu famoso bombom de chocolate “Sonho de Valsa”em um “wafer”.A grande questão tributária éque  “bombom de chocolate”, está sujeito a uma alíquota de 5% de IPI, porém quando ajustada a situação fiscal para “wafer”, se enquadrada na categoria “produtos de padaria, pastelaria ou indústria de bolachas e biscoitos” que possui 0% de IPI.

Aplicando um bom planejamento tributário, a empresa citada atingiu o objetivo de baratear custos fiscais.. Para começar e terminar um ano fiscal dentro das medidas, é indispensável que haja uma correta análise da situação empresarial, das oportunidades do mercado e da lei vigente, para pensar na estratégia de quais as medidas contábeis para viabilizar cada caso..

Qual é o seu próximo passo para baratear custos fiscais?

O que pode ser feito agora é já começar a estruturar as medidas para baratear custos fiscais na empresa. E a melhor maneira é começar a ampliar sua estratégia para delegar tarefas e definir metas que vão diminuir os gastos deste novo ano fiscal. 

Uma das obrigações anuais mais importantes é a DIRF, que precisa ser enviada à Receita Federal no primeiro trimestre (de acordo com prazo definido). Entenda todos os detalhes sobre a Declaração e utilize nossos materiais de apoio para se preparar para ela.

Se você já avaliou o funcionamento da sua equipe e decidiu que a terceirização de serviços contábeis é o que você precisa para baratear custos fiscais, conheça nosso serviço de BPO Fiscal e Tributário. Conte com nossos profissionais e ferramentas de ponta para gerir o seu negócio financeiro de forma estratégica. Para saber mais: entre em contato com o Grupo Insigne

Agora, se você deseja uma consultoria privada para falar de contabilidade estratégica, preencha o formulário abaixo e entre em contato com nossos consultores.

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