Estratégia de Gestão dos Gastos: saiba como aplicá-la!

Durante a pandemia o seu negócio enfrentou uma extensa e prejudicial onda de aumento de custos – mediante demissão de funcionários, manutenção de home office ou perda de clientes? Se sim, a partir de agora torna-se necessário aplicar uma estratégia de gestão dos gastos dentro da empresa. Este método pode ser recorrido por corporações que estão ou não em situação crítica, uma vez que o objetivo é alcançar e manter o equilíbrio financeiro. Boa leitura!

O que é estratégia de gestão de gastos?

faça a estratégia de gestão de gastos da empresa

A estratégia de gestão de gastos coloca acima de todos os itens do planejamento a missão, visão e valores da empresa. Em outras palavras, foca em quais ações e metas podem contribuir para o crescimento corporativo. Neste artigo, vamos conhecer o mesmo planejamento aplicado nos gastos. Basicamente, gerir gastos é reduzir custos para o equilíbrio de outros investimentos futuros.

Importância

Sem uma correta tomada de decisões acerca da estratégia de gestão de gastos, uma empresa não consegue permanecer no mercado. Por essa razão, executar o serviço contribui não só para a permanência, como para o crescimento e até a responsabilidade social de uma corporação. Pensar nos desafios futuros ajuda a gestão atual a criar métodos inteligentes de sobrevivência.

Na prática

Algumas perguntas devem ser respondidas para definir o início da estratégia de gestão de gastos. Por exemplo: qual é a vantagem competitiva da empresa no mercado, oportunidades externas que podem ser aplicadas no dia a dia corporativo, o que falta para o crescimento rentável, ameaças externas e internas e como superá-las, etc. A partir das respostas, as dicas seguintes farão mais sentido para sua realidade empresarial.

Como aplicar a estratégia de gestão de gastos?

Dicas de estratégia de gestão de gastos

Conheça os custos estratégicos

Custos estratégicos são aqueles que trazem um retorno positivo para a empresa. Por exemplo: campanhas de marketing, instalação de ferramentas e softwares tecnológicos, etc. Aqui, é importante separar estratégicos de tributários, sendo este último uma obrigação, não necessariamente estratégico.

Pessoal

A administração precisa lidar com a estratégia de gestão de gastos de forma assertiva. Portanto, ao analisar a função de cada profissional, é necessário levantar quais são os gastos mantendo-os contratados e quais serão aqueles provenientes da demissão. Logicamente, demitir não deve ser o principal objetivo, já que causa sérios danos à própria saúde empresarial. O segredo da gestão é, de fato, acompanhar e otimizar o trabalho de cada um para nenhuma medida drástica ser tomada.

Seja ecologicamente correto (sempre que puder)

Usar luzes artificiais apenas quando necessário, transcrever documentos para versão digital, promover o uso de copos e talheres de materiais não poluentes e distribuir cartilhas de cuidados com o meio ambiente. Além de estreitar a relação entre empresa, colaboradores e meio ambiente, gera uma alta redução de custos.

Revisite o estoque e negocie com fornecedores

A logística de estoque pode gerar determinados erros que, em demasia, geram custos que poderiam ser cortados. Por essa razão, a estratégia de gestão de gastos procura sempre alinhar as reais necessidades da empresa com o que é investido. Ou seja, trabalhe com apenas o necessário. Se for o caso, negocie com fornecedores novas rotinas que possam reduzir os custos.

Registre as movimentações passadas, presentes e futuras

As movimentações devem ser sempre registradas para que uma análise de métricas possa ser realizada. É uma das funções atribuídas à estratégia de gestão de gastos acompanhar se as atitudes tomadas estão, de fato, reduzindo custos. Com essa planilha também é possível organizar investimentos futuros em todas as áreas da empresa.

Esteja alinhado à tributação

Como dito anteriormente, a tributação que mantém uma empresa ativa no mercado é uma obrigação, não necessariamente um custo que facilite a estratégia. Porém, se perder nas contas e criar dívidas com tributos é a pior opção. Além de colocar a empresa em situação de perigo, a bola de neve criada só tende a aumentar. O setor contábil precisa alinhar contas a pagar e receber, bem como datas de pagamento de cada tributo.

Banner Ebook

Conte com gestão customizada

O que você pode fazer agora é contar com uma gestão que entenda suas necessidades e coloque em prática um plano de ação personalizado. Conte conosco! Oferecemos serviços que podem ajudar na estratégia de gestão dos gastos como:

Visite nosso blog para mais artigos exclusivos e entre em contato para solicitar um orçamento.

© 2020 Grupo Insigne Desenvolverdor