Os segredos para automatizar os processos de admissão no departamento pessoal

Antigamente, o setor de Recursos Humanos era visto como um dos mais burocráticos e obsoletos. Mas essa percepção já ficou para trás! Hoje, a tecnologia trouxe uma agilidade nunca vista antes para as rotinas de admissão no departamento pessoal.

As soluções automatizadas surgiram como uma ferramenta de automação poderosa na gestão de documentos e processos manuais, facilitando o trabalho dos profissionais de RH.

Se você quer adotar essa facilidade na sua empresa, continue lendo este artigo do Grupo Insigne!

Por que automatizar processos de admissão no departamento pessoal?

automatizar processos de admissão no departamento pessoal

1) Otimização do tempo

As horas de trabalho perdidas pelo setor de departamento pessoal é um dos problemas relativos às práticas manuais de RH. Nesse cenário antiquado, gasta-se muito tempo com diferentes tarefas, como recolhimento de documentos e comunicação com funcionários e candidatos.

A automatização de processos tende a resolver essa questão com o armazenamento digital de documentos. Ou seja, ao invés de organizar grande volume físico de papéis no setor de DP, automações garantem que toda a documentação seja estruturada em sistemas integrados. Desse modo, ganha-se agilidade nos processos e otimização do tempo de trabalho.

2) Menor incidência de erros

Todas as tarefas realizadas manualmente estão sujeitas a erros, principalmente as mais repetitivas, como o preenchimento de dados. Afinal, humanos são falhos e sofrem com distração e cansaço. Logo, são passíveis de serem imperfeitos em seus trabalhos.

Com a automatização dos processos de admissão no departamento pessoal, as falhas são reduzidas. Isto porque a ferramenta permite uma gestão de correção de dados mais rígida, evitando erros de digitação e incongruência de informações. Assim, é possível aumentar a porcentagem de acertos e produtividade da equipe.

3) Despreocupação com riscos trabalhistas

A empresa que terceiriza o serviço é responsável por realizar as tarefas diárias, como acompanhamento do vencimento de contratos, planejamento de férias, efetivações, folha de pagamento, entre outras. Desse modo, ela cuida das atividades gerais e rotineiras de DP, diminuindo drasticamente a possibilidade de riscos trabalhistas e acompanhando o cliente no âmbito jurídico.

Além de otimizar tempo e diminuir erros, a automatização dos processos de admissão no departamento pessoal previne problemas trabalhistas e legais.

4) Ferramentas de acompanhamento

A automação dos processos de admissão no departamento pessoal só é possível graças às ferramentas de acompanhamento. Elas mantêm as informações sobre o setor em uma única base de dados, agilizando tarefas e diminuindo erros.

Os instrumentos tecnológicos são usados para implementar um sistema automático de controle em diversos campos do setor de DP. É possível automatizar todas as esferas: controle de ponto, folha de pagamento, admissões e demissões, registros de cargos e salários, além de aprimoramento dos processos de seleção.

Vantagens das ferramentas de gestão e automação de processos

ferramentas para admissão no departamento pessoal

1- Equipe mais estratégica

Sua equipe se tornará ainda mais estratégica e analítica. Isso se deve ao fato de que o sistema tira a necessidade de operacionalização diária e automatiza relatórios e processos, permitindo que a equipe apresente resultados melhores e mais rápidos para o crescimento da área.

2- Integração de todas as áreas de DP

O sistema é capaz de integrar todas as frentes de atuação de gestão de pessoas (admissão, contratação, folha de pagamento, férias, benefícios, etc). A área tem um controle mais estratégico e a diretoria tem uma gestão transparente dos resultados da área.

3- Personalização da automação de processos

A automação permite a criação de interfaces específicas para a empresa. Elas atendem às necessidades da empresa de realizar o trâmite de informações com os órgãos públicos no que tange a gestão de folha, admissão, demissão, férias. Torna o processo simplificado, eliminando constantes retrabalhos ao simplesmente fazer a comunicação pela plataforma.

Precisa de ajuda para automatizar seu departamento pessoal?

O Grupo Insigne oferece terceirização de Departamento Pessoal Consultivo para empresas que buscam agilizar seus processos internos. Usamos internamente um produto com o próprio DP e também o vendemos para o público. Além disso, nossa solução é atrelada ao DP e à gestão de pessoas.

Está pensando ainda se vale a pena automatizar o setor de DP/RH ou não? Converse com especialistas do Grupo Insigne que aplicam automação de processos para saber se faz sentido para sua empresa e é melhor, porque um bom investimento no final sempre tem que ser.

FALE COM UM ESPECIALISTA

Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog:

© 2021 Grupo Insigne Desenvolverdor