Restituição de Imposto de Renda: veja se você tem direito!

A Declaração de Imposto de Renda tem como objetivo fazer com que os cidadãos comprovem à União que adquiriram seus bens e lucros no ano anterior de forma legal. Geralmente, o período previsto para declaração começa na primeira semana de março. Por isso, é bom separar a papelada no decorrer do ano, para que este processo se torne mais fácil. Quando você comprova que pagou um valor maior do que o devido para a Receita Federal, passa a ter direito à Restituição de Imposto de Renda. Quer saber como o processo funciona? Acompanhe este artigo que o Grupo Insigne criou. 

No que consiste a Restituição de Imposto de Renda?

É a devolução do valor que você pagou a mais para a Receita Federal no ano anterior. Caso sua declaração comprove tal feito, você passa a ter direito à Restituição. Entretanto, não são todos os contribuintes que recebem tal benefício. Alguns ficam devendo para a União e precisam ressarci-la pagando o valor faltante.

Como o cálculo do IR é feito?

O cálculo do Imposto de Renda pode variar de um ano para outro. Isso porque depende de alíquotas, deduções e isenções que podem ser alteradas. Em uma matéria do G1, eles mostram de forma simplificada o cálculo do IR e da Restituição. Veja:

cálculo de restituição de imposto de renda

Quais fatores interferem no valor da Restituição de Imposto de Renda?

As deduções podem ou não interferir no valor final da Restituição de Imposto de Renda. Gastos dedutíveis podem tanto aumentar o valor restituído quanto diminuir o valor a ser pago. São eles:

-saúde;

-educação;

-previdência privada;

-dependentes e/ou alimentados;

-contribuição ao INSS – menos empregado doméstico.

Como consultar se tenho direito?

Caso você tenha dúvidas se tem ou não direito à Restituição de Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal. Informe seu CPF, data de nascimento, exercício da declaração e o código verificador.

Como é realizado o pagamento da Restituição?

O pagamento da Restituição de Imposto de Renda é debitado, de forma automática, na conta corrente ou poupança em nome do contribuinte, informada no momento da Declaração.

Este artigo foi útil pra você?

Nós do Grupo Insigne somos uma empresa de consultoria contábil pronta para auxiliar você e o seu negócio no que for necessário! Oferecemos serviço de BPO Financeiro, BPO Contábil, e BPO Fiscal e Tributário. Portanto, caso restem dúvidas relacionadas à Restituição de Imposto de Renda, entre em contato conosco agora mesmo!

© 2020 Grupo Insigne Desenvolverdor