Provisão para Devedores Duvidosos
12/01/2021

Critérios a considerar na PDD (Provisão para Devedores Duvidosos)

Se a sua empresa oferece facilidade de pagamento aos clientes, provavelmente há a preocupação com possível inadimplência. De fato, o risco é real, próximo e praticamente tangível, uma vez que muitas empresas lidam com o problema diariamente. Você deseja saber o que pode ser feito para isso não se tornar um problema? Ou até mesmo para oferecer crédito às pessoas certas e diminuir risco de não pagamento? Confira este artigo exclusivo do Grupo Insigne sobre a Provisão para Devedores Duvidosos!

Tudo sobre a aplicação da Provisão para Devedores Duvidosos

como lidar com a Provisão para Devedores Duvidosos?

Funcionamento

Provisão para Devedores Duvidosos, ou simplesmente PDD, trata-se de uma reserva que antecede cada movimentação contábil. Seu objetivo é garantir que as inadimplências não causem grandes desfalques. Em outras palavras, sua empresa oferece produtos e serviços de forma segura.

Com a possibilidade de inadimplência batendo na porta, o setor de contabilidade realiza um lançamento do valor relacionado à venda como se fosse uma despesa futura. Essa é uma forma eficiente de manter o negócio funcionando e com possibilidades de pagamento acessíveis ao público.

Cálculo

Para colocar em prática a estratégia presente na Provisão para Devedores Duvidosos é preciso realizar um cálculo. Vendedores e profissionais contábeis se unem, aqui, em prol da estabilidade financeira do negócio em cada venda parcelada.

Recolha dados do histórico de pagamento em outros crediários do cliente, bem como outras informações que possam auxiliar os futuros acordos de quitação da dívida. Quanto mais você conhecer da sua clientela, melhor e mais embasada será a estimativa de possível inadimplência.

Por exemplo: para 2021, a empresa X estima um total de vendas equivalente a R$50 mil. Com os dados de comportamento dos clientes nos últimos anos, há, também, a Provisão para Devedores Duvidosos apontando R$2 mil como inadimplência. É preciso alinhar ao regimento tributário, pois em alguns, como Lucro Real, as despesas com devedores não são dedutíveis para fins fiscais.

E o que é a PECLD?

cálculo de Provisão para Devedores Duvidosos

A Provisão para Devedores Duvidosos agora, em 2021, com recentes mudanças, também é chamada por Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD). Portanto, estamos falando do mesmo cuidado, porém com alguns critérios extras e novas regulamentações que facilitam o processo para empresas.

Hoje em dia, é possível basear-se em dois critérios para o cálculo explicado acima: perdas esperadas e perdas efetivas. Para o cálculo desta última, a contabilidade considera todos os lançamentos reais, em vez de estimativas. As despesas aqui podem ser dedutíveis no âmbito fiscal.

Se você está preocupado em perder o prazo de suas obrigações fiscais e tributárias, clique na imagem abaixo para baixar um calendário com todas as principais obrigações do ano de 2021.

Critérios a considerar na PDD (provisão para devedores duvidosos)

Deixe nas mãos dos especialistas do Grupo Insigne

A boa notícia é que para ambos os critérios listados aqui, a Provisão para Devedores Duvidosos pode ser realizada para sua empresa pelos profissionais contábeis do Grupo Insigne. Somos uma empresa de BPO com anos de experiência no mercado. Confiando em nós, você ganha espaço e tempo para outros investimentos na estrutura geracional e produtiva da empresa.

Ficou curioso? Visite nossas páginas de BPO Contábil, BPO Fiscal e Tributário e outras soluções customizadas.

Além disso, você fica muito mais informado sobre o mundo contábil em nosso blog. Já fez sua visita hoje?

Entre em contato e conheça nossas soluções para suas necessidades!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *