Carreira na contabilidade: por onde devo começar?

Para pessoas com facilidade com números, cálculos, planejamento, controle e atenção aos detalhes, a carreira na contabilidade pode se tornar efetivamente frutífera. Você já pensou sobre? Para este artigo, nós contatamos nossos profissionais contábeis a fim de reunir, em um só texto, as dicas de quem já atua no mercado, direcionadas para aqueles que desejam iniciar. Atente-se e boa leitura! Estamos na torcida por você!

Os primeiros passos na carreira na contabilidade

dicas sobre carreira na contabilidade

Faculdade

Primeiramente, a carreira na contabilidade começar no próprio curso superior em Contabilidade, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Toda a teoria aprendida é essencial para o dia a dia do profissional quando inserido no mercado.

Na maioria das ocasiões, o curso é intitulado como Ciências Contábeis, disponível nas modalidades presencial e EAD. Durante o ensino, o futuro profissional verá conceitos de economia, sociologia, direito, administração e cláusulas da teoria contábil.

Mercado

Antes mesmo de adentrar o mercado contábil, ainda na faculdade, observe-o a fim de apontar tudo aquilo que você já tem domínio e o que precisa aperfeiçoar. Conhecer o mercado onde pretende atuar é decisivo nos primeiros passos na carreira na contabilidade. Mais à frente, você terá acesso a algumas especializações possíveis para o profissional. Consulte sua universidade acerca da obrigatoriedade de estágio – a partir da possibilidade, marque a experiência de estágio como prioridade na sua lista.

Contatos

Adquirir e manter contatos é o conceito de se fazer networking, extremamente recorrente no meio profissional. Na carreira na contabilidade, o profissional deve firmar parceria com outros atuantes de áreas próximas, complementares ou mais distantes, mas que futuramente podem proporcionar trâmites. Para construir uma boa imagem profissional é necessário investir em marketing pessoal – e isso você verá mais para frente ainda neste artigo.

Autoconhecimento

O quanto você se conhece é essencial para a vida pessoal e profissional. Reconheça os pontos de personalidade que podem ajudar e atrapalhar na construção de carreira na contabilidade. O propósito deve ser trabalhar internamente o que lhe atrapalha e abrir caminhos para uma ascensão profissional efetiva. Procure por acompanhamento psicológico e mantenha a saúde mental em dia – faz toda diferença na hora de lidar com as tarefas diárias.

Mas afinal, o que faz um contador?

comece sua carreira na contabilidade

Existem diversas possibilidades para quem deseja ingressar na carreira na contabilidade. O profissional pode trabalhar como auditor, realizando análises da aplicação de recursos financeiros dentro da empresa com precisão nos registros. Entretanto, também é possível se especializar na área acadêmica, controladoria, consultoria, contabilidade fiscal e tributária, gestão de empresas, etc.

Hoje em dia, o profissional contábil tem ao seu lado toda a tecnologia da informação e inteligência artificial para a realização do trabalho. O mais importante de tudo é que a área de contabilidade é requerida por empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Em 2016, segundo a empresa Robert Half, o aumento salarial na carreira na contabilidade estava na média de 11%, tornando-se uma classe efetivamente disputada e almejada.

Especializações

Para facilitar a sua observação e absorção de informação, listamos outras especializações possíveis ao profissional contábil – além das citadas acima. São possibilidades trabalhistas: setores de hotelaria, hospitalar, agrícola, bancário, rural, imobiliária, mercantil, transportes, serviços, industrial, internacional, etc. Em cada segmento, há uma oportunidade contábil. Observe o mercado, invista em conhecimento e atualize-se acerca do nicho que pretende atuar.

Tenha foco e marketing pessoal, sempre!

Ao decorrer do artigo, citamos a importância de investir em marketing pessoal. Este faz parte da grandessíssima dica dos profissionais: manter foco e correr atrás! O investimento próprio consiste em criar um bom perfil em rede social profissional, como o LinkedIn, e construir uma imagem efetiva, sabendo se posicionar e comunicar.

 

Busque por empresas referências, como o Grupo Insigne!

O Grupo Insigne quer contribuir na sua carreira na contabilidade. Ao visitar nosso site, você se informa sobre os serviços e, você pode participar da nossa Lista de Transmissão Oficial para profissionais de contabilidade.

Noticias Contabilidade

E não acaba por aí! Também é possível anexar o seu currículo em nossa página Carreiras ou se inscrever no nosso Programa de Estágio.

Visite nosso blog para mais artigos exclusivos e entre em contato para mais informações!

© 2020 Grupo Insigne Desenvolverdor