Grupo Insigne Branding Temperare
11/05/2022

O que o Branding pode fazer pela sua estratégia empresarial: o case Temperare

Falar sobre estratégia empresarial é essencial para qualquer empreendedor. Treinamentos, networking de valor e trocas de conhecimento com outros empresários que já trilharam o caminho são o que verdadeiramente fomentam o mercado B2B (empresas que realizam parcerias e negócios com outras empresas). 

O Grupo Insigne participa e envolve seus clientes em eventos e reuniões sobre estratégia com empresas de diversos segmentos. Nessa troca de experiências entre diretores, observamos a necessidade de propor soluções relacionadas ao propósito e desenvolvimento do negócio e sobre como ele pode crescer de maneira sustentável. 

Branding como Estratégia para Negócios

Dentro dessa discussão, um tópico que sempre surge quando falamos de construção e expansão de negócios é o branding. A gestão e posicionamento da sua marca  é um assunto em pauta para qualquer tipo de empresa, independentemente da área de atuação ou porte.

O branding é uma ferramenta estratégica que sua companhia deve usar para se destacar cada vez mais no mercado, reforçando seu propósito de existir como empresa, difundindo seus valores e dando um motivo para o consumidor fazer negócio com você – ao invés de com outras empresas  – e claro: trazendo uma identidade respeitada e admirada por colaboradores, parceiros e fornecedores.

O Grupo Insigne é uma empresa que passou por todo o processo de estruturação de marca, pessoas e crescimento financeiro, e hoje constrói soluções empresariais para alavancar o negócio de outras empresas. Diagnosticamos pontos de melhorias e entregamos propostas aos negócios dos empreendedores. Foi assim que conectamos diversos de nossos clientes com a Thruster Design – uma de nossas empresas parceiras, responsável pelos projetos de Comunicação dos nossos clientes.

Um exemplo de cliente que contou com nosso diagnóstico e mapeamento de estratégias e investiu em uma nova marca – ou seja, um Rebranding para a empresa – é a Temperare, e-commerce de equipamentos para cozinhas profissionais.

Confira abaixo como a solução estratégica do Grupo Insigne uniu a Thruster à Temperare, desenvolvendo mais um case de sucesso.

Case de sucesso | Temperare

Desde o início, o principal desafio para o Rebranding da Temperare é que a marca e a identidade visual já existiam, mas não se conectavam de fato com o consumidor, era um e-commerce como outros existentes.

Thiago Duarte, responsável pelo projeto, explica: “Não havia pontos de conexão para enxergar a Temperare como uma marca diferente das outras – qual era seu diferencial e por que comprar com ela? Até então não era possível entender através da marca. Então o processo foi justamente apagar tudo o que vinha sendo feito e reconstruir. Hoje tudo se conecta, e o consumidor percebe com clareza que é uma empresa que se preocupa com os detalhes”.

O processo de reconstrução começou com pesquisa e reuniões de imersão, para entender a jornada dos consumidores e os objetivos dos donos da marca. Em seguida veio a conceituação, e foi definido que o conceito da Temperare seria “sua cozinha sempre profissional”. “O objetivo foi mostrar que seja uma dona de casam um dono de restaurante ou um dono de um pequeno negócio, a Temperare pode atendê-los de forma única”, conta Thiago.

Para ele, o principal diferencial da marca, após a criação do Design, é o símbolo inovador, pois foi um símbolo modular – o que aparece em todos os produtos –, que é o T de Temperare. “Encontramos esse ‘T’ na altura, largura e profundidade dos produtos. Em algum momento, todos eles formam um T. Ou seja, a Temperare está sempre presente”.

Temperare Gif

Conversamos também com Andressa Dias, fundadora da Temperare, para que ela explicasse como o Rebranding impactou o negócio como um todo.

ENTREVISTA | Andressa Dias, fundadora da Temperare

Grupo Insigne: Quais eram as ‘dores’ da Temperare antes do projeto de Rebranding?

Andressa Dias: Eu não entendia que tinha uma ‘dor’. Era o tipo de coisa que a gente precisa e não sabe que precisa e pensa “como não fizemos isso antes”? Tudo começou porque eu queria mudar a logo da marca e não gostava de nenhuma proposta.

Então percebi que o problema não era a letra ou a logo – era a falta de propósito: a marca não transparecia qual era o propósito da Temperare. Essa falta de clareza certamente era minha dor mais “profunda”.

GI: Como foi o processo para você (como fundadora do negócio)?

AD: Foi emocionante. Sabe aquelas perguntas que nunca ninguém te fez? O processo de pesquisa pra o Branding foi assim, pois era quase uma “sessão terapêutica” sobre o meu negócio – foi um processo transformador e revelador. Para mim, o Branding foi sinônimo de objetivo, propósito e clareza.

GI: Qual foi o impacto do Branding para os colaboradores da Temperare?

AD: Responder essa pergunta me emociona. Eu não nasci empresária, eu fui funcionária durante muito tempo. Então as pessoas sempre foram muito importantes para mim; eu não queria nada se não fosse para envolver as Pessoas também.

Quando me perguntaram os pontos que eu queria para a Temperare, em todas as minhas respostas apareciam as pessoas. E agora, depois do Branding, elas se sentem parte de um propósito, e não apenas de um trabalho.

Todos começaram a receber comunicados e começaram a se envolver mais com a rotina de todas as áreas. Mesmo ainda sendo uma empresa pequena, eles enxergam como uma um negócio grande e bem estruturado.

GI: Qual foi o impacto do Branding para os fornecedores da Temperare?

AD: Antes era difícil encontrar bons fornecedores, e alguns se recusavam a me fornecer seus produtos.

Atualmente, temos uma carta de apresentação, elaborada pela Thruster. E quando os fornecedores olham nossos prêmios,  cores e a organização como um todo, eles veem o negócio com mais respeito.

Hoje, as pessoas me procuram. Por exemplo, uma das maiores empresas do Brasil me procurou para eu participar da criação do aplicativo dela.

Os detalhes completos sobre o projeto podem ser conferidos aqui.

Visite o site da Tempeare

Precisa de uma estratégia de Branding? Nós podemos te ajudar:

Conforme explicamos acima, o Grupo Insigne é uma construtora de soluções empresariais, e tem como uma de suas parceiras a Thruster Design. Com o apoio certo, é possível montar uma estratégia de posicionamento eficaz para o seu negócio, garantindo o fortalecimento do seu nome no mercado atual.

Sem falar, é claro, no quanto isso pode te ajudar a expandir suas vendas e faturamento.

Entre em contato para tirar dúvidas ou obter mais informações! Se preferir, clique aqui e envie uma mensagem direto por WhatsApp que nossa equipe comercial irá te atender: (21) 99467-5877.

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