planilhas financeiras chegando ao fim
04/06/2021

É verdade que as planilhas financeiras estão acabando?

Há quanto tempo sua empresa utiliza planilhas financeiras? Podemos apostar que essa é uma prática de muitos anos, certo? E se nós te disséssemos que as tabelas de controle de gastos estão se tornando obsoletas e em breve não serão mais usadas, você acreditaria? Pois, é exatamente isso que está acontecendo no setor contábil do mundo todo!

Gestores estão descobrindo novas tecnologias para otimizar a performance financeira do seu negócio, sem precisar desperdiçar tempo preenchendo tabelas. Ficou curioso? Neste artigo, o Grupo Insigne te apresenta ao novo mundo corporativo sem planilhas. Acompanhe!

5 motivos por trás da decadência das planilhas financeiras

1- Desperdício de tempo

A criação das planilhas financeiras é um processo manual que toma muito tempo dos profissionais de finanças. Ainda que os gastos possam ser calculados de maneira automática no Excel, a manutenção das tabelas continua sendo um processo demorado. Principalmente quando há um alto número de planilhas a serem preenchidas, como é o caso dos setores contábeis de grandes companhias.

As horas diárias destinadas ao preenchimento das planilhas de gastos podem ser melhor aproveitadas. Por exemplo: criar estratégias de planejamento ou implementar novas tecnologias de gestão. Para isso, a otimização dos processos contábeis é muito importante!

2- Suscetível a erros

Já pensou se você cadastra fórmulas e números no lugar errado da planilha? A princípio, esse erro pode parecer simples, mas as consequências podem ser irreversíveis.

O cadastro incorreto de dados é um problema difícil de ser identificado e corrigido a tempo, podendo comprometer a tomada de decisões estratégicas do setor contábil. Uma planilha imprecisa pode atrapalhar o seu negócio de um modo como você jamais imaginou!

3- Problemas com o Excel

O Excel é o editor de planilhas eletrônicas mais utilizado dentro da gestão financeira. Este programa de computador pode causar alguns problemas, principalmente quando se trata de troca de documentos entre funcionários. Caso a máquina de um colega não tenha a mesma versão do Excel que a sua, é possível que a planilha seja desconfigurada ou corrompida. É dor de cabeça na certa!

4- Baixa segurança

Ao utilizar planilhas financeiras em aplicativos como o Excel, o risco de ter seus dados acessados por terceiros é muito grande. Imagina se alguém rouba as informações mais valiosas da sua empresa? Ou simplesmente se elas se perdem nos arquivos locais ou na nuvem? A sensação de insegurança que as tabelas salvas no computador passam para o setor contábil é um dos pontos que inviabilizam a continuação do uso de planilhas.

5- Não disponibiliza relatórios

As planilhas permitem que você faça o controle financeiro da sua empresa através do cadastramento de dados. No entanto, a ferramenta não emite relatórios para análise de variáveis importantes para a gestão, como despesas, saldos, receitas, movimentações, etc. Este é um ponto negativo, já que os cenários contábeis mais improváveis precisam ser investigados em tempo real para uma boa tomada de decisões.

BPO Financeiro é a melhor solução para a sua contabilidade

Agora você entendeu por que as planilhas financeiras estão se tornando obsoletas, estando cada vez mais caindo em desuso? A solução mais eficaz para ter um controle financeiro de qualidade é investir em tecnologia avançada em sistemas de contabilidade.

O BPO Financeiro é a melhor alternativa para substituir o uso da planilha de gastos no seu negócio. Por meio de ferramentas online, este sistema garante a automatização de vários processos contábeis, como gestão de contas e gestão de fluxo de caixa.

Neste modelo, uma empresa terceirizada fica responsável por administrar as finanças da sua companhia de forma mais ágil e precisa. Como resultado, você obtém uma gestão mais otimizada feita por profissionais capacitados, com base em uma segurança jurídica e financeira de alto padrão.

O Grupo Insigne oferece as soluções contábeis que você precisa

planilhas financeiras chegando ao fim

Deixe de vez as planilhas financeiras de lado! Contrate o BPO Financeiro do Grupo Insigne e mude de vez os rumos do seu negócio. Também oferecemos BPO Contábil, BPO Fiscal e Tributário e Departamento Pessoal Consultivo. Todos os nossos serviços terceirizados têm um objetivo em comum: melhorar o setor contábil da sua empresa com rapidez e confiança.

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

FALE COM UM CONSULTOR

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *