Carnaval 2021
02/02/2021

Cancelamento do feriado de Carnaval 2021 no RJ?

Afinal, qual a data feriado de carnaval 2021 no Rio de Janeiro? E o evento, vai acontecer?

Depois de um ano extremamente desafiador e ainda dentro do contexto da pandemia o que muitas pessoas desejam saber é se as tradicionais festividades carnavalescas serão mantidas ou se ao menos o feriado será decretado na terça-feira 16 de fevereiro de 2021.

Data do feriado de Carnaval 2021: tem folga?

O que muitos não sabem é que o feriado de carnaval, na verdade, sequer é um feriado nacional. Por se enquadrar como civil e não religioso, ele poderia ser federal, estadual ou municipal. Nesse caso, ele existe apenas nos estados ou municípios que o estabelecem legalmente.

O que acontece no Brasil é uma tradição de anos de não haver expediente na terça-feira, as vezes nem na segunda e na quarta-feira até o meio dia. Assim, fica fácil imaginar o porque de supormos automaticamente que essa data seria um feriado.

Se o seu estado ou município não adota a terça-feira de carnaval como feriado, não será obrigatória a concessão do dia, porém, o descanso pode ser oferecido mediante a compensação de horas.

Como as empresas do Rio de Janeiro vão se posicionar no Carnaval?

A tradicional comemoração do carnaval na Cidade Maravilhosa vai deixar saudades esse ano. Apesar da chegada da vacina para uma pequena parcela da população, a recomendação ainda é manter o distanciamento social e as medidas preventivas até que 70% da população esteja devidamente vacinada.

Assim, havia sido previsto o adiamento das festividades para Julho de 2021 – medida que foi suspensa pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, o carnaval exige um grande preparo dos órgãos públicos e instituições e, dessa forma, seria impossível fazê-lo acontecer ainda esse ano.

Apesar disso, no Estado do Rio de Janeiro, o feriado da terça-feira, dia 16, está mantido, porém, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou atrás em sua decisão do dia 15 de janeiro e revogou o decreto que estabelecia ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira de carnaval, no dia 15 de fevereiro. O cancelamento do ponto facultativo foi publicado nesta segunda (1º) no Diário Oficial.

Também nesta segunda, a Fecomércio-RJ anunciou que fechou um acordo com o Sindicato dos Empregos do Comércio do Rio de Janeiro, que permite o funcionamento do comércio na terça-feira (16) e na quarta-feira de Cinzas (17), em horário integral. Na segunda de carnaval fica mantida a autorização para o funcionamento normal do comércio.

Segundo o Presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz, o acordo beneficiará os comerciantes de toda a cidade em um período atípico.

Mantenha-se informado das legislações trabalhistas

É fácil ficar perdido no meio de tantas atualizações no universo do Departamento Pessoal.

Para receber notícias na palma de sua mão, acompanhe a Lista de Transmissão do Grupo Insigne e nunca mais perca tempo buscando informação.

Noticias Contabilidade

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *