Matérias

O que é o RH Estratégico e porque você precisa de um

Por Bianca Glaciano: Parceira de RH Estratégico do Grupo Insigne.

É notório entre empresários, líderes e estudiosos que o mundo corporativo vivência novos desafios: o ritmo de inovação está acelerado, a geração Z está chegando no mercado de trabalho e assim surgem novas formas de atrair, recrutar e desenvolver esses talentos.

Todas os níveis empresariais estão sendo afetadas e, com isso, o RH também precisa evoluir para se adequar às novas necessidades do mercado. Entretanto, é necessário entender que existem duas noções distintas em relação a essa área: o RH tradicional e o RH estratégico.

Enquanto o RH operacional foca nos seus procedimentos básicos – como folha de ponto, férias, seleção e contratação – no RH estratégico temos foco em uma gestão de pessoas que busca criar o elo entre os objetivos pessoas e organizacionais.

Por que é importante implementar o RH estratégico?

Segundo o Chiavenato – pai do Recursos Humanos – as organizações precisam investir em seu público interno. Afinal, os colaboradores são os principais responsáveis pelo crescimento e sucesso da empresa.

Porém, para que isso aconteça, é importante que todos estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa em que trabalham, bem como as estratégias organizacionais, pois, somente quando um profissional tem a visão clara deste cenário é que ele consegue contribuir de forma positiva para a organização.

Se dentro do contexto atual, o RH se mantiver afastado e passivo, é possível que haja uma dificuldade de demais setores enxergar o colaborador como fator essencial para o sucesso, resultando em más decisões a médio e longo prazo.

Sendo assim, em vez de apenas cumprir as exigências da alta gerência, o RH estratégico participa ativamente de todo o processo de planejamento estratégico da empresa, traçando junto aos outros gestores as metas de curto, médio e longo prazo.

Quando realizamos uma boa gestão de pessoas e deixamos claro nossa missão, visão e valores, bem como as nossas metas e planejamentos, nós conseguimos:

•         Diminuir a taxa de turnover;

•         Reter talentos;

•         Elevar a produtividade;

•         Promover a satisfação e o reconhecimento dos colaboradores;

•         Ter uma melhor mensuração do clima organizacional;

•         Diminuir custos com contratações e demissões;

Além disso, o RH estratégico também incita à utilização de ferramentas modernas, aderindo por exemplo à gamificação como método de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, tanto quanto softwares que automatizam processos e fornecem dados precisos sobre todos os colaboradores da empresa.

Em suma, o RH estratégico procura se valer das novas tecnologias e práticas para beneficiar a empresa, utilizando dados reais para tomar decisões assertivas em busca de melhorias em todos os processos da organização.

Tendo em mente que o futuro das organizações está nas mãos dos seus profissionais, sua empresa já entendeu a importância do investimento em público interno ou ainda está pensando a curto prazo?

Pensando na importância dessa ferramenta para as empresas, trouxemos uma mentoria gratuita com nossos especialistas em RH estratégico para mostrar como aplicá-lo m sua empresa também está ao seu alcance. Para participar, basta se cadastrar que nossa equipe entrará em contato.